segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Pensamentos sobre Deus


No princípio era o Espírito eterno. Esse Espírito se movia sobre a face do abismo... E disse Deus: "Haja Luz". E, depois... "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança". E formou Deus o homem do pó da terra (daí a origem da palavra homem: "humus") e soprou nele a essência de vida, da vida divina, o sopro de Deus ("pneuma"), que, no homem, gerou seu espírito humano. "E o homem foi feito alma vivente".


Espírito é a substância de que é feito Deus. Deus é Espírito. Deus é Santo. Deus é Energia. Deus é Luz. Deus é Amor. Espírito é a matéria-prima de que é feito Deus.... Assim como o Amor... Será que Espírito e Amor são sinônimos? Então nós, em essência, somos Amor? Quantas perguntas... deixo todas abertas, vagando no ar, reverberando no coração de cada um.


A essência de Deus é Espírito. Essa é a quintessência dEle. E também a nossa... "e o corpo volte ao pó, tal qual era, e o espírito volte a Deus, que o deu...


Então isso é o quer dizer: somos imagem e semelhança dEle, Espírito!


Somos as gotas infinitesimais do Oceano infinito de Deus! Ele, o Infinito, nós, os infinitesimais, mas o mesmo H2O divino, a mesma substância: Espírito. Seja o que Espírito queira dizer, a não ser: aquilo de que é feito Deus. O que Ele é, nós somos. Só que em escala infinitesimal, e esquecidos do que somos, ignorantes de nossa essência.


Mas caímos... o que quer dizer a queda? Conhecer o bem e o mal... isto é, cair na dualidade do mundo, onde há luz e trevas, carne e espírito. O Imanifesto se torna manifesto na polaridade, e cai na ignorância do que é, de fato. Ao ser feito carne, torna-se mortal. Não foi o que ocorreu com Cristo? Seu corpo morreu, mas seu Espírito era eterno, de tal forma que pregou aos espíritos em prisão.


"Eu e o Pai somos um". O Filho unigênito de Deus disse: Eu sou o Caminho. Eu sou a verdade. Eu sou a vida. Eu sou A Porta. Eu sou o Filho unigênito de Deus. A própria Palavra de Deus. De forma que, ao crer nEle, UM com o Pai, recebemos seu Espírito Santo, que é um com Deus, e nos tornamos novamente nascidos, nascidos de Deus, do Espírito Santo do Pai e do Filho.


Segundo o apóstolo João, Jesus disse a Nicodemos: Importa-vos nascer de novo... o vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabeis para onde ele vem nem para onde ele vai: assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Aquele que é nascido da carne, é carne. E aquele que é nascido do Espírito, é espírito.


E: aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode ver o Reino de Deus.


Em outro trecho, Jesus afirma: Deus é Espírito, e importa que seus adoradores o adorem em Espírito e em verdade.


E de espírito também são feitos os anjos. São eles "espíritos ministradores, enviados a favor daqueles que irão herdar a salvação". São "bons espíritos". Os demônios são "maus espíritos". Há os bons e os maus, os puros e os impuros.Somos todos espíritos.


Deus é espírito. Cristo é Espírito. O Senhor é Espírito. Devemos andar em Espírito. Quem não nascer da água e do Espírito não pode ver o reino de Deus. Somos todos um só Espírito. Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. O fruto do Espírito é amor, alegria, paz no Espírito Santo.


O homem é corpo, alma e espírito. Por isso em espírito deve se religar a Deus, o Espírito primordial e eterno.


Deus, Espírito infinito, eterno, imortal. Pai dos espíritos. Gerou nosso espírito, pelo sopro do seu Espírito em nós.


Pode o espírito morrer? Ou partilha das mesmas características, propriedades e atributos da divindade? Tal como a gota do oceano é da mesma essência do oceano inteiro, somos nós, essência espiritual do mesmo Deus?


Será que por isso Cristo disse: vós sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo?


Será que por isso Ele disse: Eu e o Pai somos um? E que disse: " que todos sejam um, como Nós somos? Eu neles, e Tu em Mim, para que sejam perfeitos na unidade"...


Sei que Deus vive em mim, e seu Filho habita em mim. Sei que, porque o Filho de Deus, um com o Pai, vive em mim para sempre, eu também sou Filho de Deus através de Cristo, o Filho unigênito. Sei que sou um com Cristo, um com Deus, e meu espírito e o Espírito de Deus e de Cristo são um só. Eu posso dizer, com Cristo: "Eu e o Pai somos UM".


"Eu neles e TU em mim, para que sejam aperfeiçoados na Unidade, e para que o mundo veja que Tu os amaste como amaste a mim"


Se o espírito é imortal, feito da mesma energia que Deus, e somos todos centelhas divinas, e o corpo volta ao pó, e o espírito volta ao Espírito que o deu... podemos dizer que somos todos espíritos imortais e eternos, coexistentes com Deus, o Espírito Santo?


Se é assim, anjos e demônios, seres humanos, todos são espíritos eternos? E quais as implicações disso para a fé? Será um argumento para a hipótese de reencarnação? E o que dizer da salvação em Cristo, da vida eterna conquistada pela fé?


Será mesmo que espíritos desobedientes são eternos e vão para o inferno de fogo, eternamente sofredores, distantes do Deus de Amor que os gerou? Por que Deus criaria seres eternos para a condenação? Ou será mesmo que há um plano eterno de Deus para que todos os seus filhos, espíritos gerados dele, cheguem, ao seu próprio tempo e de acordo com o seu eterno propósito, à salvação? Se Deus nos ama a todos...


Nós somos os olhos de Deus, o corpo de Deus, a manifestação de Deus no mundo. Deus vê o mundo com os nossos olhos carnais, assim como via o mundo encarnado em Jesus... que linda revelação, o Imanifesto Deus querendo ser onisciente em nossa humanidade, onipresente em nossa limitação, aceitando ver a si mesmo e ao mundo que criou com nossos próprios olhos!


Eu sei que tudo isso é raciocínio lógico e racional a partir da verdade de que Deus é Espírito, e o que é nascido do Espírito é espírito. Creio em Cristo como Senhor e Salvador, e que ninguém vai ao Pai a não ser por Ele. “Eu e o Pai somos um”, quem vê a Mim, vê ao Pai”.

Nenhum comentário: