terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Centelhas divinas



Cada vez mais claro para mim que somos centelhas divinas, todos nós. Todos somos partes de Deus, porque somos espírito. Somos gerados do Pai. Como partículas infinitesimais da mesma essência de que é feito Deus, talvez seja mesmo por isso que Jesus nos chamou de deuses... sim, deuses com "d" minúsculo, infinitesimais, partes do Deus eterno e infinito de quem viemos, "Deus" com D maiúsculo.

Se é assim... tudo o que Deus é, somos também, em escala infinitesimal. Isso é o que quer dizer: somos imagem e semelhança de Deus. Tão claro e transparente isso, como água! Como a água do oceano, de quem somos gotinhas do mesmo H2O. Deus é Espírito, somos espírito. Deus é Pai, somos filhos de Deus. Deus é bom, Amor, Luz, infinito, onipresente, onisciente, sábio, justo... temos todas essas características em nossa essência, mas em escala infinitesimal, e, ainda por cima, desbotada pela ignorância, pelo erro e pelo egoísmo. Não sabemos, não vivemos isso... e nos chafurdamos na lama da carne, da matéria, que também é criação de Deus. Não existe nada de essencialmente mal em nós e no mundo.

Lembrar de quem somos, e continuar evoluindo em Deus, é nosso destino. O erro é o isolamento, nos pensarmos separados de Deus e dos outros. Somos todos partes de Deus e irmãos. Como não amar o próximo feito da mesma essência de que eu sou, minha imagem e semelhança?

Como Deus não amaria seus filhos, feitos à sua imagem, da mesma essência? Como os lançaria eternamente num lago de fogo? Seria como se Deus se lançasse a si mesmo no inferno, sofrendo eternamente, pois Deus é amor. Que pensamento abjeto esse! Se Deus nos lança no inferno, é para aprendermos a valorizar o céu. Se nos esquecemos dEle e de quem somos, e nos separamos de Deus e dos outros, e mesmo de nós mesmos, estamos no inferno. Se estamos vivos e encarnados, ainda precisamos aprender a evoluir, e voltar a Ele, que está em nós.

Deus está em nós, nós, espíritos parte dEle. E Ele mesmo vem habitar em nós, distintos de nós, através do seu Espírito Santo, se nós cremos no seu Filho unigênito, que ele enviou para salvar o mundo e nos lembrar de que somos todos Filhos de Deus, mas precisamos nascer de novo para nascer do Espírito, nos batizar no Espírito Santo. Note que Deus é Espírito, nos deu um espírito, e somos um em essência, mas ao mesmo tempo mantemos nossa individualidade: um é o Espírito de Deus, outro é nosso espírito. Nosso espírito é imperfeito, porque caído. Mas conserva a imagem de Deus. O Espírito de Deus, pleno, Santo e perfeito, é infinito e abriga a plenitude dEle.

Esta é a graça de Deus: seus filhos, suas crianças eternas, não conseguem chegar à perfeição sozinhas, porque estão embotadas, esquecidas, presas no erro e no engano. Adoram a criatura ao invés do Criador, vêem-se separadas, odeiam a si mesmas, a Deus, ao seu próximo, e não vêem a interdependência entre todas as coisas...

Deus precisa descer de vez em quando para nos dar um choque quântico de evolução. Ele aparece nas teofanias, através dos profetas, e agora nos falou através do seu Filho, sua imagem perfeita e plena. Se não fosse pela sua eterna misericórdia, ainda seríamos bestas ignorantes vivendo nas cavernas, matando uns aos outros. Aliás, ainda somos isso... evoluímos tão pouco... como Deus é paciente em sua eterna misericórdia!

E Ele veio a nós em Seu Filho para nos ensinar o caminho e, pela morte do Seu Filho, nos perdoar de nosso passado de trevas e erro. E, agora, nos deu o seu próprio Espírito, e o Espírito Consolador de seu Filho, para que possamos, pela graça dEle, continuar a crescer.

Esse é o significado da Graça Divina: não estamos separados dEle, e nada fazemos sem Ele. Sozinhos não podemos crescer, dependemos dEle, que está em nós, refletido em nosso Espírito, e aceita habitar em nossa imperfeição no novo nascimento, quando aceitamos o sacrifício de seu Filho e abrimos o coração para que Ele habite em nós para sempre...

Só então poderemos transformar nossas naturezas bestiais, à luz do Espírito Santo, e purificar e santificar nosso espírito, um com o Espírito infinito.

As conseqüência desses pensamentos sobre Deus reverberam em meu espírito. Quero me embeber do Espírito de Deus, unir o meu espírito ao dEle. Ó Espírito Santo, inunda-me! Faz-me um contigo, faz-me amor como és, faz-me pleno de tua natureza divina!

Quantos bilhões de anos Deus precisou esperar para que tivéssemos consciência Dele na sua criação cósmica! E mais alguns outros Ele esperará para que tenhamos consciência dEle em nós! Ele é Paciente, essa é a sua brincadeira, seu passatempo eterno!

Nenhum comentário: