segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Há Mil Sóis em Mim



"Sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo", diz o salmista, e depois o repete Jesus Cristo, Filho de Deus. "Todavia, como homem, morrereis".

Se o espírito do homem é a mesma essência do espírito de Deus, diferente apenas em escala e em pureza, pois Deus é santo e perfeito, e o espírito humano é imperfeito e pecador, em termos dos atributos da Divindade ele partilha do mesmo caráter e atributos da imortalidade.

Deus é espírito infinito, nós, filhos dEle, somos espíritos infinitesimais. O mistério é que cada gota deste Oceano tem autoconsciência como ser parcial, limitado, distinto, e ao mesmo tempo é parte deste Todo. Ao mesmo tempo somos gota, e parte do Oceano. "Quem me vê a mim vê ao Pai", diz Cristo a Felipe, "E como perguntas a mim: ´Mostra-nos o Pai´? Não crede que o Pai está em mim, e Eu no Pai? Crede-me, pelo menos, por causa das mesmas obras".

Sendo o espírito gerado por Deus, Pai dos espíritos, e sendo nós imagem e semelhança dele... Pode-se matar o corpo, mas... pode-se matar o espírito? Como pode ele ser aniquilado, sendo energia e gerado pelo sopro do Eterno? Tu és pó, e ao pó tornarás... E: "E o corpo volte ao pó, tal qual era, e o espírito volte a Deus, que o deu... Vaidade das vaidades, diz o Pregador, tudo é vaidade!"

Deus pode matar os espíritos que gerou? Ou, trazer de volta para seu ventre, como um grande Big-Bang, os seres que vieram dele? Será que somos a respiração de Deus, ou seus pensamentos? Será que ele nos expira, e vivemos, e nos inspira, e voltamos a ele? Será se esse é um eterno retorno, um ciclo eterno da Lila de Deus?

O que sei ao certo é que Cristo vive em mim, que Deus habita em mim, que fez repousar para sempre seu Espírito Santo em mim. E sei que isto é o céu. O céu é onde Deus está, o Reino de Deus está dentro de mim! Haja o que houver, por toda eternidade, ninguém pode me separar de Cristo, que está em mim! Nem céu nem inferno sem Cristo e sem Deus. NELe, dELe e por Ele são todas as coisas!

Àquele que recebe ao Espírito Santo, o seu espírito está unido ao Espírito de Deus, como os galhos de uma árvore.Pode-se pensar num espírito como um átomo isolado, girando em torno de um núcleo, Deus? Ou, na verdade, espírito sendo energia é tudo relacionado, como as gotas e o oceano são indissociáveis? Se Espírito é energia, não há distinção, Espírito e espírito são um em essência, embora distintos em autoconsciência.

Deus habita em mim. Seu Espírito habita em mim. Incrível, isto! O Espírito de Cristo habita em mim. Que verdade poderosa, tremenda, eletrizante, entusiástica!

Tenho um dinamite dentro de mim, tenho o poder de mil sóis dentro de mim. O Amor, A Sabedoria, A Verdade, a Perfeição, A Sanidade, A Santidade, A Plenitude da Divindade está em mim. Se Deus está em mim, quem será contra mim? Se Deus está em mim, não hei de temer a morte.

Tudo posso nAquele que me fortalece! Sou templo do Espírito Santo, Filho de Deus, herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo. Se com ele sofrermos, para que com Ele sejamos glorificados! (S. Paulo).

Pois a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação! Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem, porque as que se vêem são passageiras, mas as que não se vêem são eternas. (S.Paulo)

Todo o poder reside em mim, embora não seja eu. Está em mim, repousa em mim, como o vinho do odre, com a luz da lâmpada, como o óleo do vaso. Eu sou vaso de barro, a Luz de Deus habita em mim. Meu espírito é um com o Espírito de Deus, e me transforma de glória em glória na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

Nenhum comentário: