sexta-feira, 28 de junho de 2013

Você é a imagem de Deus



 

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:27
 E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.  Gênesis 1:26
Gênesis 1:27

 Uma vez tive um insight que na época achei muito doido. Para ser sincero, na época, eu estava meio bêbado, e nestas ocasiões eu me torno especialmente criativo e faço associações mentais rápidas e inusitadas.

Nesta noite, me veio a idéia de que para entender essa história de que somos imagem e semelhança de Deus, bastava visualizar a seguinte metáfora.

Imagine que, vivendo na eternidade sem tempo, Deus estava lá, refulgindo em sua Glória, e resolveu criar para si um espelho para se ver, para se contemplar em sua glórian infinita. Esse espelho tinha que ser infinito e perfeito, de forma a refletir plenamente o Eterno, Infinito e Toto-Poderoso, em cada um de seus 99 atributos, sua justiça, santidade, amor, perdão, misericórdia, poder, sabedoria, perfeição e todos os seus outros aspectos.

Poderia ser detalhista e poético para detalhar a cena toda do Todo-Poderoso preparando a criação para refleti-lo, mas na verdade a criação é o espelho de Deus, o universo inteiro, a matéria, é o material que Deus criou para refletir sua própria glória.O Universo é o espelho de Deus.

E aconteceu algo explosivo quando Deus se olhou no espelho. Ao contemplar sua eterna glória no espelho universal, esse espelho infinito se fragmentou em infinitos pedaços, que eu gosto de chamar "partes infinitesimais".


Ocorre que cada uma dessas partes, desses espelhos infinitesimais, continuou a refletir a glória e os 99 atributos do Todo-Poderoso, mas em pequena escala. Faça essa experiência: se observe num espelho grande e depois quebre o espelho em pequenos pedaços. Agora olhe para sua própria imagem num dos pedacinhos e você não vai ver uma parte sua, mas você inteiro. Se você sujar esse espelho, você pode perder o poder de refletir a própria imagem, mas se você limpá-lo, a natureza desse espelho é refletir você.

Nós somos a imagem e semelhança de Deus. O Universo é espelho dEle. Para se ver, para se contemplar, Ele criou esse Universo, essa matéria, e soprou de si mesmo, de seu próprio fôlego, para fecundar o solo fértil da matéria conosco... Houve Luz.

Há infinitas implicações dessa visão de que somos imagem e semelhança dEle. Para mim, isso é equivalente a dizer que somos filhos dEle, e de que somos espíritos, como Ele é Espírito Santo. Assim como Ele é, nós somos.

Há muito mais o que dizer, mas preciso ir almoçar e minha namorada está me esperando lá embaixo. Portanto, encerro com essa citação do pastor e místico A.W.Tozer:

"
Você é um espelho do Todo-Poderoso... Esta é a razão pela qual você foi criado... Esse é seu propósito.

Nenhum comentário: