segunda-feira, 19 de julho de 2010

Pensamentos de um bêbado de Deus



Faz algum tempo venho pensando nessas coisas. Brincando com essas idéias. Elas iam e viam em minha mente em várias situações em que dava pouca importância a elas. Como quando estava bêbado, por exemplo. O álcool só me trazia uma rapidez e fluidez de associações que a mente consciente reprimia há anos.

Essas associações surgiram de anos e anos de leituras da Bíblia, e de muitos outros livros sagrados, da yôga, da alquimia taoísta, da Ordem Rosacruz, do sufismo, da filosofia ocidental, da minha prática de meditação, de ouvir muitos sábios, mestres, pessoas iluminadas ou apenas de olhar para minha própria vida e ao redor de mim. E estas verdades (?) vieram à minha mente, menos que verdades prontas, mais questões, dúvidas, hipóteses, que para mim fazem cada vez mais sentido.

Me lembra uma frase que li certa vez num livro rosacruz: "quem começa com certezas termina com dúvidas, e quem começa com dúvidas termina com certezas". Aqui são apenas dúvidas, provocações, intuições e vislumbres. Nada sei... só que minhas suspeitas são cada vez mais fortes...

Vejam que grande amor nos concedeu o Pai: sermos chamados filhos de Deus. E de fato, nós o somos... dizia o apóstolo S. João. Estava pensando que faz para mim muito sentido que Deus tenha compartilhado um pedaço de si, sua energia, seu espírito, e cada uma dessas partículas são feitas da mesma essência que o Todo. De forma que, ao ver a parte, vemos o todo, e ao ver o todo, vemos as partes. Gota d´água no oceano, fótons da Luz... espíritos do Espírito.

Cada uma dessas partes teria consciência, porque, para mim, é da natureza do Espírito ser auto-consciente. Deus sabe que Ele é. Seu nome é EU SOU. Cristo, consciente de Si, do EU SOU em si, disse de si mesmo: Antes que Abraão existisse, EU SOU.

E Eu, consciente de Deus em mim, do Espírito Santo em mim, e de ser eu mesmo parte da essência divina, posso dizer: EU SOU. EU SOU espírito. EU SOU Filho de Deus.

E se o espírito em mim é UM com o Espírito Santo em mim, se o Espírito do Pai e do Filho são um só Espírito com meu espírito: "Quem se une ao Senhor torna-se um só Espírito com Ele", disse o apóstolo Paulo, então posso dizer, com o Espírito Santo em mim, ecoando a Voz Eterna do Espírito que habita em mim: "Antes que Abraão existisse, EU SOU". O mesmo Espírito de Cristo que pronunciou estas palavras habita agora em mim. O mesmo Deus que disse a Moisés, de dentro da sarça ardente, "EU SOU QUEM EU SOU", habita em mim e diz comigo: EU SOU.

Sim, posso repousar na minha identidade com DEus e com seu Filho, minha identidade eterna como nascido de Deus: EU SOU.

Mas não pára aqui. Continuando as minhas idéias que pululam na mente. E a dor? Por que a dor? Estou com uma dolorosa afta na boca que me lembra para ir ao periodentista cuidar das minhas gengivas. E uma pontada no meu estômago me lembra que preciso voltar ao gastro e me alimentar melhor, voltar a meditar, ter uma vida mais regrada. Da mesma forma a arritmia aponta para um ritmo errado da minha vida, que preciso corrigir.

Então... será que Deus não colocou a dor para nos lembrar de cuidar de nós? De que precisamos crescer? Toda dor é um grito do corpo, da alma e do espírito clamando para que cuidemos desse templo, ou que cuidemos de nossa alma. Que não estamos aqui apenas para beber, comer e transar. Mas que Ele nos colocou aqui com algum propósito. E que Ele está dentro de nós. Que esse propósito está dentro de cada um clamando, doendo, por ser buscado. Que essa Luz, Esse Espírito ansia por nós noite e dia, como o Pai esperando pelo Filho pródigo perdido no mundo, deslumbrado com o mundo...

Mas peralá... o mundo, esse mundo de dor, de prazeres, de maya, de luxúria... este mundo todo é criação de Deus. Diabo? Satanás? Pecado? Tudo isso está aqui com um propósito maior de nossa evolução. Nada ocorre por acaso. Morte, dor, miséria, assassinato, estupro?

MEu Deus... será que somos mesmo centelhas divinas, Eu sou esquecido parte do grande EU SOU, eternos e sem saber que cada ação repercute na eternidade? Que nos prende a esse teatro, a essa roda, a esse playground, a sucessivos ciclos kármicos de ação e reação?

E lembro de que Deus é amor... não parece contraditório? E se Deus é sábio, amor e bondade, Luz da Luz sem treva alguma, em que não há pecado... então tudo deve fazer algum sentido. A morte, assim como a dor, e o assassinato, a maldade, o egoísmo, o pecado. Confesso que é difícil de engolir um mundo tão injusto e tanta maldade humana com a idéia de que somos essencialmente feitos da mesma essência de Deus. Então Rousseau estava certo ao dizer que o homem é bom e a sociedade que o corrompe? Sempre estive inclinado a acreditar, como Hobbes, que o homem é o lobo do homem, e que o inferno é o outro, seguindo Sartre.

Mas aos poucos vou me curvando à idéia de que somos filhos de Deus esquecidos, espíritos decaídos da glória divina que esquecemos de como voltar para casa. E que temos a eternidade para descobrir isso.

A paciência divina é imensa. A misericórdia divina é imensa. Ele está ativamente nos chamando. ELe nos ama. Ele interfere. Ele faz milagres. Mas ELe também espera. Ele nos deu a essência dEle, para que possamos despertar aos poucos, no tempo que a eternidade nos concede, da interdependência de tudo...

De que ferindo o outro me firo a mim mesmo... que o egoísmo é a grande ilusão, porque está tudo interligado... somos todos essência divina...

Sei que isso é heresia das brabas para algum... sei que conflita com tantas crenças que eu mesmo professei...mas minha razão, dádiva divina, cada vez mais me leva mais longe nessas idéias...

ME permitam viajar mais um pouco... E se o Espírito de Deus, presente em todo o lugar, imanente na matéria que criou, quisesse fecundar de consciência todo o Universo, toda a matéria, enfim... a energia material feminina, maya, fecundada pela energia da consciência masculina espiritual... e dessa procriação nascessem os seres senscientes, autoconscientes, seres humanos, seres humano-divino, seres de corpo/matéria,alma e espírito?

Quero dizer... pensei nisso ali, no deserto de Atacama, ao ver todas aquelas pedras, areias, toda aquela vastidão, aquela vegetação corajosa e brava nascendo do deserto mais árido... elas são A Vida. A vida lutando para sobreviver, para ser consciente. E cada pedaço de vida tem alguma consciência, primitiva. E nossa consciência, que julgamos tão avançada, pode ser tão primitiva se considerarmos que somos apenas uma ostra incustrada numa pedra numa praia qualquer de um oceano qualquer de um planeta qualquer destes multiversos de Deus!

E todos estão aqui para evoluir sua consciência divina. Cada átomo, cada pedra, cada planta, cada ser humano e angelical. Todos notas da Música divina, partes do Todo eterno, da grande Consciência que nos ama tanto que quis compartilhar conosco a Alegria da consciência divina. VEde que grande amor nos concedeu o Pai, de sermos chamados de Filhos de Deus, e podermos ter consciência disso!

Mas neste caminho de crescimento eterno há dor, tristeza, morte, prazer... por que? Por que só assim crescemos. Senão seríamos eternas pedras, vermes, bactérias em sua zona de conforto e prazer. A luta pela sobrevivência é apenas a primeira forma de evoluir. A dor, a morte, o prazer, também... e assim caminha a humanidade... e todo o Universo ainda bebê.

Gosto de pensar nisso. É poético. É bonito. Faz sentido. Não é mais verdadeiro do que acreditar que Deus nos mandará para o inferno se não escolhermos ficar do lado de Seu Único Filho, e fazermos parte da nação escolhida. Posso estar enganado. Mas gosto de pensar que Deus me ama, e que seu amor consiste em partilhar sua natureza divina e sua consciência comigo. mas que para isso eu preciso conquistá-la. Ou pelo menos me abrir para a graça divina conscientemente.

Um comentário:

samy disse...

...e me ama tanto que me deu a eternidade para que eu pudesse (escolhendo livremente-olha quanto amor) evoluir!!!

Adorei toda a filosofada hehe assim compartilho contigo que SOU EU, tambem Abraços!